O Zoológico de San Diego (EUA) abriga o Frozen Zoo (Zoológico Congelado, em português), um banco que reúne material genético de mais de 10.000 animais individuais de 1.220 espécies.
+Graciele Lacerda sobre relacionamento com Zezé Di Camargo: “Não tem como pular as partes ruins”
+ Cientistas conseguem reverter o envelhecimento em células animais
+ Animal raro que inspirou Wolverine de X-Men é encontrado em parque nos EUA
+ Naturalista britânico disponibiliza de graça banco com mais de 100.000 sons da natureza
Até há pouco encarada como uma atitude visionária, o ritmo atual de crescimento do número de espécies ameaçadas fez com que instalações desse tipo no mundo se tornassem uma necessidade.
Graças às informações genéticas do Frozen Zoo, quatro espécies ameaçadas de extinção puderam ser clonadas, incluindo o cavalo-de-przewalski, uma espécie nativa da Mongólia e que era considerada extinta na natureza até há pouco.
Embora a clonagem esteja longe de ser um processo perfeito, é uma ferramenta útil para reintroduzir uma variedade genética que acaba se perdendo conforme a extinção se aproxima, já que passam a ser mais frequentes os cruzamentos consanguíneos.
Um exemplo é a doninha-de-patas-pretas. Animais nascidos em 2020 com material genético coletado em 1988 tem um perfil genético bem mais diverso do que o dos bichos nascidos na natureza.